Procure o assunto de seu interesse deste Blog:

domingo, 24 de maio de 2015

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA

É amplamente reconhecidos e descritos por todos os meios midiáticos que praticar atividades físicas e exercícios físicos pode trazer grandes benefícios à saúde. Entretanto, para se tirar o máximo destas práticas é viável que seja realizada uma avaliação física prévia permitindo uma prescrição da ficha ou ciclo de exercícios com maior segurança.

A avaliação física inicial tem o objetivo de identificar o nível de condição física atual do cliente, permitindo que os exercícios possam ser prescritos de acordo com suas necessidades e seus objetivos claros. Avaliações periódicas permitirão verificar as possíveis alterações da aptidão física, decorrentes do programa de exercícios físicos. É muito importante saber como você está naquele momento, sua progressão, se é necessário mudar algo e se  está alcançando seus objetivos.

A avaliação postural também é muito importante, e poucos a fazem, sendo uma   ferramenta fundamental no diagnóstico do alinhamento dos segmentos corporais de um indivíduo e é amplamente utilizada por profissionais de fisioterapia e educação física, como um passo inicial e de acompanhamento para a avaliação e tratamento fisioterapêutico e prescrição de atividade física.


A forma mais objetiva e fidedigna de avaliação postural consiste no registro de fotografias do corpo inteiro do indivíduo em diferentes planos durante a postura ereta do tronco e então, posterior análise da posição relativa de referências anatômicas dos segmentos corporais por um profissional capacitado. Questões típicas avaliadas estão relacionadas à simetria da posição relativa dos segmentos corporais e ângulos articulares comparados a um padrão de referência. 

  Agora imagine você realizando anos de treinamento e não saber de maneira exata sua evolução. Pense nisso, Bom treino a todos.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário