Procure o assunto de seu interesse deste Blog:

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

"Projeto verão", cuidados a serem tomados...

Com o aquecimento do tempo e a breve chegada do verão, as pessoas correm atrás das atividades físicas em busca do tão milagroso “projeto verão”, aquela corrida contra o tempo para conseguir rapidamente o corpo ideal pra ficar de maiô ou sunguinha na praia ou na piscina do clube e invejar o amigo (a) ao lado. O problema é que se realmente a pessoa conseguir o que deseja, com certeza não será de forma saudável.
Se você é sedentário, algumas precauções devem ser tomadas:
ü  Peça a seu professor que avalie sua frequência cardíaca quando estiver executando uma atividade aeróbica intensa, sinais de vermelhidão intensa, dificuldades de trotar ou correr com postura ideal, dificuldades de respirar e se você ficar ofegante demais pare imediatamente a atividade, pois, seu corpo está avisando que ele ainda não está preparado e deve diminuir ou parar a atividade realizada.
ü  A corrida não é a atividade física ideal para obesos, pois, seu peso corporal elevado pode prejudicar suas articulações, principalmente a do quadril que sustenta grande parte do nosso corpo e é responsável pela maior parte dos desvios posturais e problemas nas articulações adjacentes.  A bicicleta, o “elipticon”, trote ou caminhada  podem ser melhores aliados.
ü  O IMC pode servir de parâmetro para uma pessoa sedentária, taxas acima de 30 não devem realizar atividades de alto impacto.
ü  Para pessoas que nunca correram, a atividade de fortalecimento (musculação) é uma ótima aliada, além de quanto mais “massa magra” você tiver no corpo, mais gasto calórico ela exigirá de você, auxiliando no desempenho e no emagrecimento.
ü  Crianças devem realizar atividades lúdicas, academia nessa idade pode ser um fator desmotivante para o futuro.

Sempre que for iniciar uma atividade física e estiver numa condição de sedentário, procure antecipadamente um médico para realizar exames preventivos, procure também um professor habilitado que possa acompanhar no mínimo o início dessa atividade e não tenha pressa de alcançar seus objetivos, a pressa é amiga da imperfeição e das lesões. Saúde a todos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário