Procure o assunto de seu interesse deste Blog:

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Corrida e caminhada, ótimas atividades para saúde!

Nosso corpo foi feito e evoluído em milhares de anos para nos movimentar, mas cada dia que passa as pessoas vem ocupando  seu tempo com o trabalho e quando não estão trabalhando, acabam cansadas do seu dia a dia estressante e não fazem nenhuma atividade física, mal sabem elas o prejuízo que estão causando a seu corpo, levando ele  a obesidade, osteoporose, cardiopatias entre outras doenças causadas pelo sedentarismo. Uma ótima opção são os exercícios aeróbicos, que são aqueles em que o corpo usa oxigênio durante a produção de energia no músculo. A caminhada e a corrida são os maiores exemplos de uma atividade física de fácil execução, pois pode ser praticada na rua, no parque e até quando vamos a algum local que precisamos nos locomover até lá, deixando o nosso carro em casa. A caminhada é uma atividade sem contra indicações, pois, nosso corpo como disse anteriormente foi preparado para isso, à corrida já exige a necessidade de adaptações fisiológicas, porém, seu corpo é muito inteligente e ele se adaptará a corrida com o tempo, deixando seu corpo mais bem condicionado para as atividades do dia a dia. Atividades aeróbicas envolvem múltiplos grupos musculares, de forma contínua e por um longo período de tempo, devem ser realizados pelo menos, aliás, no mínimo 30 minutos por dia.
A corrida e a caminhada são exercícios onde o oxigênio tem a função de transformar glicose e gordura do corpo em energia para as células, o que previne diversas doenças ocasionadas pelo excesso de peso e o não funcionamento correto de nosso corpo como, por exemplo, a diabetes, pois é uma doença causada por problemas na metabolização (utilização) da glicose como fonte de energia com o uso do hormônio insulina, mas como o corpo precisa de muita energia nas atividades aeróbicas, ele vai se utilizar de outras maneiras para captar a glicose como energia sem o uso exclusivamente desse hormônio, diminuindo a quantidade de açúcar (glicose) no corpo.
Como todos podem ver, não há desculpas, encontre um tempinho pra caminhar no seu dia, na hora do almoço, após o trabalho, e se puder praticar corrida, melhor ainda, pois, quanto mais intensa a atividade, mais energia você vai gastar e mais condicionamento você vai adquirir, mas não se esqueça, procure sempre um cardiologista antes de praticar atividades de alta intensidade e a orientação de um educador físico são muito importantes para você preservar sua saúde.
Aproveite e chame seus amigos e familiares para participar junto com você, quanto mais pessoas juntas, mais prazerosa será sua atividade física. Saúde a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário