Procure o assunto de seu interesse deste Blog:

domingo, 25 de novembro de 2012

Hidratação corporal X Refrescos


Na primeira quinzena de novembro, na escola onde leciono e utilizando o caderno do aluno das escolas estaduais do estado de SP, discutimos sobre o tema “Ingestão de refrigerantes e refrescos artificiais”, e houve uma dúvida sobre a ingestão desses líquidos principalmente após a atividade física, então expliquei aos meus alunos, que quando estamos com sede, a melhor forma de hidratarmos nosso corpo é com água ou com alguns hidratantes específicos para atividade física. Quando estamos com sede, significa obviamente, um sinal do nosso corpo que estamos precisando de água, a sede é um sinal tardio do corpo para avisar que já está desidratado, então quando o indivíduo ingere um refrigerante, ele terá a sensação de hidratação, porem, isso não ocorre, porque além do líquido, ingerimos várias substancias, que ao chegar a nosso organismo (estomago, intestino...) necessitam de água para serem metabolizadas, das quais muitas delas não fazem bem ao organismo. Ué, se eu preciso de água, tomo algo que precisa de água para ser consumido pelo corpo estou fazendo errado? A resposta é obvia, claro que sim! Essas substâncias e o açúcar principalmente fazem você após um pequeno espaço de tempo sentir ainda mais sede, e o que você faz, toma mais refresco. Não é para você deixar de beber refrescos artificiais, o negócio é beber com moderação, e quando estiver com sede, beber a coisa certa.
Os hidratantes são compostos com eletrólitos, que ao chegarem a nosso organismo têm o metabolismo mais rápido, porque estão mais próximos do sangue em sua composição, facilitando o consumo. São adoçados geralmente com elementos de fácil absorção pelo corpo, que somado a sais minerais (eletrólitos) hidratam nosso corpo rapidamente. Podem ser consumidos diariamente, porém, nada em excesso é bom para o corpo, e a água é muuuuuito mais barata e não deve ser substituída. Por isso não perca tempo, o corpo saudável possui de 60% a 75% de água, se isso não for respeitado, seu corpo ficará doente, então se hidrate!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo artigo prof. Fábio!!! É importante lembrar que os repositores hidroeletrolíticos (ou hidratantes como cita) não são necessários para toda a prática esportiva...e isso irá variar conforme a intensidade e duração do exercício! Mas é importantíssimo ter citado também sobre os refrescos e refrigerantes consumidos após o exercício...muitas vezes apenas a ÁGUA já é o suficiente para o nível de atividade praticada no colégio. Os refrescos artificias e refrigerantes vem com quantidades excessivas de açúcar e substâncias nem um pouco benéficas (corantes, conservantes...). E se pensarmos no refrigerante LIGHT ou ZERO...eles também não possuem benefício algum!!! PORTANTO...para atividades na escola que creio que não excedam 1h ou não sejam de intensidade elevada: o melhor é sim a ÁGUA!!! Um grande abraço e compartilhe os links sempre que possível! Daniele Caparros - nutricionista

    ResponderExcluir