Procure o assunto de seu interesse deste Blog:

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Porquê executar movimentos excêntricos em seu treino?

Os exercícios excêntricos tem mostrado através de muitos estudos uma ampla aplicação em intervenções terapêuticas, sejam estas de reabilitação ou preventiva e ainda possuem grandes ganhos na busca da hipertrofia muscular.
A ação de movimento excêntrico ocorre quando o músculo se alonga, afasta a origem de sua inserção e gera tensão para sustentar uma determinada carga durante o movimento. Durante as ações de exercícios excêntricas, para suportar a mesma sobrecarga da fase concêntrica, menos unidades motoras são recrutadas do que nos outros tipos de ações, o que faz das excêntricas, as ações com maior ocorrência de micro lesões, porém, quando realizamos um treino específico deste movimento, aqui especificado nesse caso, o esforço de movimento concêntrico (movimento inicial de força) será maior que para o movimento excêntrico, justificando a especificidade do exercício, como segue os vídeos abaixo, sendo assim, as ações será ainda mais específica, tornando o exercício muito eficaz.
É muito importante, que se o exercício exigir altos níveis de carga, o indivíduo deverá estar muito bem treinado, para casos de iniciantes ou de reabilitação, a carga deve ser bem menor, desde a fase concêntrica.
As vantagens deste tipo de treino em primeiro lugar é que alguns esportes, as Forças exigidas na execução dos exercícios chegam próximo a Força máxima, em várias séries de execução, o que pode levar o indivíduo a uma lesão, como o exercício excêntrico é mais efetivo nesse caso, pode levar a uma margem menor de essa lesão ocorrer. Esse exercício leva a uma perda de energia menor, pois não houve grande gasto na fase concêntrica. Estudos mostram que a pressão gerada no joelho é menor nesse tipo de exercício, devido à fase concêntrica ter sido realizada com carga baixa. Este tipo de exercício trás um movimento não “costumeiro” ao sistema sensorial, neural e músculo esquelético, o que pode levar a uma ótima forma de variação de exercício, ainda mais a um indivíduo que está acostumado a mesma forma de execução de movimento, diminuindo-se então o princípio da continuidade. Muitos estudos também mostram que é uma excelente forma de atividade para reabilitação, sendo muito usada em fisioterapia em todo o mundo.  
Espero ter aberto sua mente para uma nova forma de atividade, pois, vejo que principalmente em academias de musculação, são executadas sempre as mesmas formas de atividades, seja por desconhecimento dos profissionais ou resistência dos alunos. Segue abaixo alguns exercícios realizados em academia que podem ser executados facilmente, seja com aparelho ou tornozeleiras. Abraço!


video

Cadeira Extensora

video

Mesa Flexora









Nenhum comentário:

Postar um comentário