Procure o assunto de seu interesse deste Blog:

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Dores musculares, por quê?

Dores musculoesqueléticas são comuns e os fatores que as desencadeiam são vários, porém, problemas associados com a curvatura da coluna vertebral é por muitas vezes resultado do tônus muscular ​​postural em "desordem" ou “desequilibrado”. O Tônus muscular é  a velocidade e capacidade de um músculo iniciar a contração após o impulso dos centros nervosos, ou seja, se existem diferenças entre tônus em determinados músculos, deixando uns mais fortes que os outros, nos quais sejam agonistas ou antagonistas entre eles, provavelmente o individuo terá problemas em manter sua postura ideal, e por muitas vezes, isso é tão relevante, que a pessoa pode sentir dores constantes no decorrer do dia, principalmente quando ela estiver mais fadigada (cansado). Em trabalhos de fortalecimento, muitas vezes o Tônus muscular é confundido com a contração muscular, onde se trabalha isoladamente uma região para fortalecer sem pensar que existem outros músculos envolvidos e que pode ser uma questão de desequilíbrio. Nem sempre trabalhar uma região isoladamente é uma forma eficaz de melhorar o individuo, em alguns casos, a pessoa ainda pode piorar seu caso. Todos os trabalhos físicos de fortalecimento devem ser pensados em uma forma global, mesmo que o individuo não tenha problemas, pois, um trabalho mal elaborado pode leva-lo a ter problemas e dores. Se você faz quantidades enormes de abdominais, por exemplo, e não realiza fortalecimento lombar, provavelmente terá dores na coluna. Um trabalho ou treino bem elaborado deve ter um tempo de repouso adequado, quantidade de exercícios sem exageros e sempre lembrar que quantidade, seja de carga, execução, velocidade, etc. nem sempre significa qualidade.  
Sempre que você for procurar uma academia ou outra forma de atividade, verifique se o profissional é qualificado, deixe bem claro seus objetivos, e se tiver dores ou problemas de saúde, esclareça-os todos ao profissional que você escolheu só assim você terá segurança na atividade. Nunca peçam para trabalhar regiões isoladas e que outra você não tem interesse, todas as partes do seu corpo são importantes, e nenhuma deve ser negligenciada.

Outra coisa a ser lembrada é que seu quadril está ligado ao tronco e aos músculos inferiores, que sua coxa está ligada ao joelho e seguidamente da região tibial, resumindo, seu corpo está todo interligado, se essas partes não estiverem equilibradas guardadas as proporções, seu corpo vai avisa-lo em forma de dor que algo está errado. Espero ter ajudado. 
Saúde a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário