Procure o assunto de seu interesse deste Blog:

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Obesidade na criança e adolescencia

A obesidade aumentou drasticamente nas últimas três décadas, particularmente, entre os adolescentes e adultos jovens. As consequências do excesso de peso são múltiplas, e a sua ocorrência na adolescência associa-se a aumento da incapacidade de resistência física, sendo esse o fator mais leve e até o aumento expressivo da pressão arterial, diabetes, riscos cardiológicos diversos entre outros problemas. Se a obesidade se dá em crianças e adolescentes os riscos ficam particularmente ainda mais preocupantes, uma vez que a obesidade, principalmente na adolescência, é fator de risco para a obesidade na vida adulta segundo estudos da Unidade de Nutrição da Faculdade de Medicina de Adelaide na Austrália, e Estratégias e intervenções direcionadas para a prevenção da progressão do excesso de peso para obesidade são urgentemente necessárias em crianças em idade escolar, a fim de conter a epidemia de excesso de peso na população adulta.
Mas como todos sabemos, na idade escolar, é difícil você convencer ou até um exagero querer que uma criança frequente uma academia, de forma tradicional. O melhor a fazer é proporcionar a essa criança atividades lúdicas, mesmo que nos dias atuais seja muito difícil isso acontecer, onde em uma metrópole você não consiga fazer que sua criança brinque na rua de pega-pega ou esconde-esconde, pois, infelizmente, você pode não achar mais ela. Uma boa dica é se associar a um clube, onde você possa ir junto com a criança ou buscar nesse local uma ou mais atividades em que ela se identifique como esportes, brincadeiras, nadar, etc. Outra dica é colocar na agenda um determinado período para leva-la ao parque aberto, onde você possa correr ou caminhar, levar o cachorrinho pra passear e talvez achar uma atividade nesse local, além de que nesse momento você também estará praticando uma atividade. Se mesmo assim você não tiver esse tempo disponível, pode-se também contratar um profissional especialista para realizar atividades físicas apropriadas para o jovem.
Outro fator também demonstrado em estudos é que a criança obesa ou acima de seu peso ideal tem pouco incomodo com sua aparência, a não ser que sofram de preconceito, pois se isso não acontece elas tendem a encontrar pontos positivos sobre certas características como ter olhos bonitos, ter um belo rosto ou cabelo e não percebem que a obesidade podem lhe prejudicar e assim também acham seus pais.
Também é importante ressaltar que a boa alimentação é fundamental para uma vida saudável, não é exagero nenhum aquele ditado que diz, “você é o que come”, muito do que comemos pode ser relacionado pelo estado psicológico em que estamos vivendo naquele momento. Nossas crianças e jovens são o espelho do que seus pais fazem, se queremos que algo mude, devemos começar por nós, você quando criança não queria ser como seu pai ou mãe, nossos heróis.
 Espero que essas dicas sejam boas pra você. Saúde a todos!

Referencias

MAGAREY AM, Daniels LA, Boulton TJ, Cockington RA. Prevendo obesidade na idade adulta precoce da infância e obesidade dos pais. Int J Obes Relat Metab Disord 2003.

SICHIERI Rosely, SOUZA Rita Adriana, Estratégias para prevenção da obesidade em crianças e adolescentes, Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 24 Sup 2:S209-S234, 2008

 AMP Carvalho, C Cataneo, EMC Galindo, CT Malfará - AUTO CONCEITO E IMAGEM CORPORAL EM CRIANÇAS OBESAS; Paidéia, 2005 - SciELO Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário