Procure o assunto de seu interesse deste Blog:

terça-feira, 7 de abril de 2015

Dia Mundial da Saúde

No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, que foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com a finalidade de conscientizar a população mundial a respeito dos vários aspectos que envolvem a saúde, onde muita gente acha que ter saúde é estar vivo sem enfermidades, e não é bem assim, saúde está ligada a uma pessoa saudável, onde se requer a análise de um conjunto de fatores, tais como a qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.
Desde 1946 a OMS define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Para que esse objetivo seja alcançado às pessoas devem buscar uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas sim através de qualidade de vida.
Existe uma lei nacional onde se tem como referencia que “a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para se ter saúde, alguns fatores são fundamentais, como boa alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais”. Mas como podemos notar nossos governantes nem sempre conseguem nos levar a essas condições, mesmo quando pagamos impostos pra que isso seja a nós beneficiado. Então o que podemos fazer? Devemos buscar e ter atitudes que nos leve a esse bem estar, como um bom descanso, alimentação adequada, um hobby que nos de prazer e que muitas vezes não precisamos gastar para realizar, como correr em um parque, passear com o cachorro, dançar com amigos, etc.

A saúde por completo será adquirida quando exigirmos atitudes de nossos governantes não só para hospitais, mas para educação, lazer e cultura, bem como as pessoas não procurar somente os remédios industriais das farmácias, mas sim os remédios da felicidade, das boas atitudes e do bem estar. Programe suas folgas, saia da rotina, beba mais água, coma com mais qualidade, durma o suficiente, não cometa exageros, programe uma hora do dia e pelo menos três vezes da semana para realizar atividades físicas, boas atitudes levaram você a ser uma pessoa saudável. Viva com alegria... Saúde a todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário