Procure o assunto de seu interesse deste Blog:

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Equilíbrio Múscular

O equilíbrio corporal é um fator muito importante para se evitar lesões musculoesqueléticas.
Toda atividade física, mas principalmente a musculação, que visa o fortalecimento corporal usando a capacidade física principal da força, deve estabelecer à obtenção de um equilíbrio adequado entre as forças de grupos musculares, que ocorre quando comparamos músculos de um mesmo membro, como o tríceps, o bíceps e o músculo braquial. Quando um músculo é muito forte, ele tem a tendência de ser mais encurtado e menos flexível, e o músculo mais fraco é consequentemente muito flexível o que leva a uma má postura corporal devido à diferença de estabilidade. Outro exemplo é a diferença de um músculo peitoral médio extremamente encurtado em relação a seus músculos antagonistas (contrários), o indivíduo terá uma cifose na coluna vertebral. 
Mas o que eu quero chegar com esses comentários é que, além da pessoa querer que seus glúteos sejam mais vistosos ou os meninos que querem seu peito maior, o ideal é que ele tenha um equilíbrio muscular, não adianta ele querer realizar mais exercícios de peito porque ele acha bonito, ter os peitos enormes se suas costas não acompanham o mesmo desenvolvimento. Claro que naturalmente, existe uma pequena diferença de força entre os músculos dominantes (direita / esquerda), mas isso não pode comprometer os músculos do mesmo membro, além do que os exercícios devem ser trabalhados com mesma carga independente do lado trabalhado, para amenizar essa diferença. Outro fator importante é em relação à flexibilidade, todos os músculos devem ter um equilíbrio em relação a esta capacidade física, por isso, tire um dia de treino para desenvolver alongamentos, estáticos e balísticos, pois, como a musculação, o alongamento também provoca micro lesões, e deve ter o seu tempo de recuperação para que não haja comprometimento muscular e não confunda relaxamento com atividade de flexibilidade, pesquisas cientificas qualificadas mostram que apenas aqueles 10 segundinhos de alongamento estático não é suficiente para desenvolver uma boa flexibilidade.

Sempre que você vai realizar um ciclo de treinamento procure um professor responsável e de sua confiança, que possa lhe oferecer o melhor treinamento e por fim alcançar seus objetivos, sem problemas corporais e uma academia que ofereça professores que acompanhem seus alunos, se possível um personal trainer, pois, sua vida depende do bom funcionamento corporal. Saúde a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário