Procure o assunto de seu interesse deste Blog:

sábado, 16 de março de 2013

A importância do aquecimento na atividade física



É a fase inicial de toda atividade física e tem como objetivo preparar a pessoa tanto fisiologicamente como psicologicamente para a atividade a ser realizada. Um dos principais objetivos do aquecimento é evitar as lesões musculares, cardiovasculares, de articulações entre outras partes do corpo. Faz também com que seu sistema nervoso central saiba que você está iniciando uma atividade, aumentando a velocidade de transmissão de impulsos nervosos, sendo assim, tem que ser uma atividade moderada. Outro fator importante é na questão da circulação, a temperatura elevada fornece maior estimulação para a vasodilatação que, por sua vez, resulta no melhor fluxo sanguíneo onde vai preparar seus músculos e articulações, levando maior quantidade de oxigênio e nutrientes antes da atividade mais intensa. Quando uma pessoa faz um bom aquecimento ela evita a fadiga muscular, o que beneficiará sua atividade posterior. As temperaturas musculares abaixo do nível de temperatura ideal tendem a aumentar a viscosidade muscular causando uma sensação de inércia, rigidez e fraqueza nos músculos, por exemplo, parece tosco o exemplo que vou dar, mas se você pegar uma carne da geladeira e tentar dobra-la logo você notará que suas fibras irão partir, lógico que ali o tecido está morto, mas em uma temperatura de 7º, por exemplo, você sem aquecimento tentar dar um saque de voleibol, possivelmente sentirá um desconforto no seu ombro, podendo até ter uma lesão grave, e uma lesão articular é muito difícil de ser curada, pois é constantemente ativada na nossa vida. Existem alguns tipos de aquecimento, o passivo que envolve o aumento da temperatura corporal através de alguns meios externos, como banhos quentes, produtos de estimulação, massagem, etc. o ativo ou geral que é o mais usado e que mais recomendo sendo uma pré-atividade moderada como pular corda, andar de esteira, caminhada, bicicleta ergométrica, etc. Existe também aquele específico, que é preparar apenas parte do corpo que será utilizado na atividade, porém, tem melhor resultado se for combinado com o aquecimento geral ou passivo, pois alguns fatores de benefícios podem não ser ativados. Alguns fatores devem ser estabelecidos para determinar a intensidade ou tempo de aquecimento, é o nível de atividade que será praticada, temperatura ambiente, modalidade, disposição psicológica, nível do indivíduo que pode ser atleta ou amador, período do dia e o que ela desempenhou antes de ir praticar a atividade física, para você saber melhor balancear isso você deverá procurar a orientação de um profissional capacitado de educação física, de preferencia especialista na atividade que você vai praticar. Concluindo, o aquecimento é primordial para qualquer pessoa que pratica qualquer modalidade e não deve ser negligenciada antes da sua prática de atividade física, não tente enganar seu corpo, ouça seu professor e boa atividade!

10 comentários:

  1. sempre que eu corro que pulo corda danco caminho muito me da dor nas pernas e isso e normal e o que que eu faco e tambem quando eu faco exercicios meu nome e amanda maira nunes sou do rio grande do sul

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Amanda! Como eu disse neste artigo, o aquecimento é primordial para o inicio de uma atividade física, mas também como qualquer outra pessoa é preciso que seu corpo esteja preparado para a atividade, e as vezes precisamos complementar esta atividade com musculação, alongamentos e atividades aeróbicas controladas com suas possibilidades físicas, procure uma boa academia e um bom profissional para lhe orientar, se for o caso faça um check-up geral para ver se você não tem algum outro problema, exames pré atividade física (atestados) são importantes também. Espero ter lhe ajudado, se tiver mais dúvidas entre em contato pelo blog. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. PROFESSOR, EU VOLTEI DAS FERIAS E TIVE MINHA PRIMEIRA AULA DE ED. FÍSICA E DEPOIS QUE FIS FIQUEI COM DOR NAS PERNAS POR 3 DIAS! ISSO E NORMAL??? BIANCA FERREIRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca!
      Bom geralmente e é comum que após um longo período sem treinamento ficamos com dores nas regiões trabalhadas quando voltamos a treinar, e mesmo quando estamos ativos, ou seja, sem a pausa, também sentimos dores, que são normais até 48 horas. O melhor a fazer é:
      Quando ficamos muito tempo sem atividade devemos realizar exercícios mais leves por uma semana, depois podemos voltar ao nível desejado. Espero ter ajudado, se houver mais dúvidas pergunte. Abraço!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. olá prof
    eu adoro dançar e depois , sinto muitas dores nas pernas e joelhos.Já fui ao medico varias vezes e eles dizem que é falta de cálcio,me receitam ´vitaminas mas não adianta.o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me perdoe o seu médico, mas essa é a melhor resposta quando você está a fim de dispensar uma pessoa sem fazer muito esforço, na minha opinião você deveria procurar um fisiatra de boa procedência, do qual iria solicitar alguns exames, principalmente, como o de densitometria óssea ou o que ele achar necessário, já que ele é um especialista e tem melhores maneira de "realmente" lhe avaliar. Enquanto aos remédios a base de cálcio, eles só dão resultados se houver piezoeletricidade em seus ossos, do qual vou escrever em um próximo artigo. É preciso também saber como e quanto tempo você realiza essas atividades, pois, isso também influencia em suas dores. Faça bons aquecimentos, aguarde as adaptações corporais para os exercícios e procure um bom especialista se as dores persistirem. Abraço!

      Excluir
  7. Oi,prof Fábio
    Gostaria saber para ter um bom desempenho na principal atividade física que for fazer,quantos minutos de aquecimentos devo fazer,ex:corrida,caminhada ou pedalada.obrigada Joice zago

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Joice!
    Qualquer atividades das que você citou é boa para o aquecimento, porém, tudo depende da atividade que você irá propor a realizar, se você faz musculação por exemplo, você pode fazer um aquecimento entre 5 a 10 minutos aeróbico , mas também é importante você realizar um aquecimento da parte do corpo onde você irá trabalhar com pesos leves e movimentos para aquecer a articulação. Procure a orientação de um professor, ele também pode te ajudar. Espero que tenha ajudado, se tiver mais dúvidas, me comunique. Abraço!

    ResponderExcluir