Procure o assunto de seu interesse deste Blog:

sábado, 20 de outubro de 2012

Diabétes X Atividade Física


O que é diabetes mellitus?
É a falta de insulina e/ou a incapacidade da insulina exercer adequadamente o seu efeito. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, fundamental na metabolização (utilização como fonte de energia) da glicose, principalmente nos primeiros 30 minutos de atividade física. Consequente à falta da ação da insulina ocorre à elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), que caracteriza o diabetes. Existem dois tipos de diabetes, a diabetes tipo 1 é mais frequente em jovens e se caracteriza, principalmente, pela produção insuficiente de insulina pelo organismo. O diabetes tipo 2 é mais frequente em adultos, muitos deles obesos, devido a hiperglicemia. Nesse caso, o organismo pode produzir alguma quantidade de insulina, mas esta não consegue agir adequadamente nas células do corpo para exercer a transformação da glicose em energia.
Por que a atividade física é tão importante?
A atividade física é uma das grandes aliadas à diminuição da diabetes em indivíduos com essa doença, podendo até tirar o uso de insulina injetável do individuo que necessita de seu uso diário, já que a atividade física diminui muito o índice de glicose no sangue, pois, a atividade física utiliza de outros artifícios para a capacitação de glicose nos músculos que são: 
O aumento da ação da insulina, causada pelo aumento do metabolismo, a atuação específica do exercício nos glicotransportadores (GLUT4) e o consequente o aumento da sensibilidade à insulina no corpo, além dos benefícios já conhecidos, pois, como já sabemos, o sedentarismo pode levar o indivíduo a ter várias doenças e aqueles que possuem pré-disposição a doenças (hereditárias) podem adquiri-las muito mais cedo.
Então para concluir, quanto antes você começar a praticar atividades físicas, mais tarde ou jamais terá algumas doenças. Exercite-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário